Educação Financeira não faz parte da maioria das escolas do mundo todo, pois até bem pouco tempo atrás, este assunto estava muito restrito a economistas e acadêmicos que sempre insistiram que a maioria das pessoas nada conhecem sobre isso!
Nossa visão como imobiliária, é que os maiores escritores que tratam deste assunto, abordam a importância da Educação Financeira para uma vida próspera e a aquisição de imóveis é um fator importante para esta prosperidade!
Acreditamos que desde muito cedo, a criança já deve começar a ter noções sobre como funciona a questão do dinheiro e da importância de saber economizar!
Um dos conceitos mais importantes que podemos ensinar aos nossos filhos é identificar o que é “DESEJO” e “NECESSIDADE”. Até os adultos têm dificuldade em entender a diferença destas duas características do que desejamos comprar, mas se a criança for ensinada, ela sempre pensará duas vezes antes de gastar as suas economias.
Independente da religião que a família professa, a Bíblia é muito rica neste assunto, com 2.350 versículos que trata sobre finanças, portanto desde o início, este já era um assunto importante.
Portanto, segue algumas dicas que podem ser úteis:
- Permita que seus filhos tenham contato com dinheiro desde cedo, lembrando que ela deve entender que é benção ter dinheiro, nunca uma maldição, que é sujo, etc., pois isso cria diversos pensamentos negativos a respeito;
- Tudo começa com pequenas mesadas que devem ser introduzidas mostrando que se poupar, conseguirá coisas importantes para ela. Conforme for crescendo, a mesada e a responsabilidade pelo pagamento de suas próprias necessidades e desejos devem ser ensinadas e praticadas;
- Procure mostrar que a forma de se ganhar dinheiro é através do trabalho e que por isso, a criança também deve cumprir algumas tarefas para merecer a mesada ou outra forma de compensação, sem caracterizar uma troca simples, afinal ninguém quer criar um “negociador infantil ao extremo”!!!
- As finanças familiares devem ser compartilhadas sempre que possível, pois os filhos devem saber que o dinheiro deve ser controlado e não pode ser desperdiçado, pois se a família tem planos, ele deve estar atrelado ao conhecimento de como as finanças da família caminham, assim todos se engajarão em economizar e focar nos objetivos comuns.
Enfim, comece a falar com seus filhos sobre a importância de administrar bem as economias já e no futuro, você poderá se orgulhar de ter feito isso no passado!!