Como ensinar seus filhos a administrar dinheiro e ajudar nas tarefas de casa. Confira!

Educação Financeira não faz parte da maioria das escolas do mundo todo, pois até bem pouco tempo atrás, este assunto estava muito restrito a economistas e acadêmicos que sempre insistiram que a maioria das pessoas nada conhecem sobre isso!
Nossa visão como imobiliária, é que os maiores escritores que tratam deste assunto, abordam a importância da Educação Financeira para uma vida próspera e a aquisição de imóveis é um fator importante para esta prosperidade!
Acreditamos que desde muito cedo, a criança já deve começar a ter noções sobre como funciona a questão do dinheiro e da importância de saber economizar!
Um dos conceitos mais importantes que podemos ensinar aos nossos filhos é identificar o que é “DESEJO” e “NECESSIDADE”. Até os adultos têm dificuldade em entender a diferença destas duas características do que desejamos comprar, mas se a criança for ensinada, ela sempre pensará duas vezes antes de gastar as suas economias.
Independente da religião que a família professa, a Bíblia é muito rica neste assunto, com 2.350 versículos que trata sobre finanças, portanto desde o início, este já era um assunto importante.
Portanto, segue algumas dicas que podem ser úteis:

  1. Permita que seus filhos tenham contato com dinheiro desde cedo, lembrando que ela deve entender que é benção ter dinheiro, nunca uma maldição, que é sujo, etc., pois isso cria diversos pensamentos negativos a respeito;
  2. Tudo começa com pequenas mesadas que devem ser introduzidas mostrando que se poupar, conseguirá coisas importantes para ela. Conforme for crescendo, a mesada e a responsabilidade pelo pagamento de suas próprias necessidades e desejos devem ser ensinadas e praticadas;
  3. Procure mostrar que a forma de se ganhar dinheiro é através do trabalho e que por isso, a criança também deve cumprir algumas tarefas para merecer a mesada ou outra forma de compensação, sem caracterizar uma troca simples, afinal ninguém quer criar um “negociador infantil ao extremo”!!!
  4. As finanças familiares devem ser compartilhadas sempre que possível, pois os filhos devem saber que o dinheiro deve ser controlado e não pode ser desperdiçado, pois se a família tem planos, ele deve estar atrelado ao conhecimento de como as finanças da família caminham, assim todos se engajarão em economizar e focar nos objetivos comuns.

Enfim, comece a falar com seus filhos sobre a importância de administrar bem as economias já e no futuro, você poderá se orgulhar de ter feito isso no passado!!

2 Thoughts to “Como ensinar seus filhos a administrar dinheiro e ajudar nas tarefas de casa. Confira!”

  1. Selma lima

    Parabéns pelo artigo, muito valioso pra mim. Vou aplicar com minha filha de 10 anos

    1. Obrigado. Aceitamos sugestões de temas relevantes para clientes e amigos!

Leave a Comment