Como aproveitar o espaço do seu imóvel?

Como aproveitar o espaço do seu imóvel

Os apartamentos estão crescendo cada vez mais devido ao aumento de demanda nos grandes centros e ao sonho de muitas pessoas em ter o seu imóvel próprio.

Quando o espaço é reduzido, qualquer cantinho mal aproveitado faz muita falta, por isso mantê-lo bem decorado e organizado é fundamental para otimizar o espaço e trazer mais conforto.

Para você que mora ou vai se mudar para um apartamento com cômodos mais reduzidos, separamos algumas dicas para otimizar cada cantinho do seu espaço, dá uma olhada.

Não aja por impulso

O planejamento é fundamental para aproveitar, devidamente, cada centímetro dos ambientes. Isso significa que, antes de se encantar com alguma mobília, é importante ter um estudo de cada espaço.

Assim, o layout predefinido ajuda a idealizar uma composição que seja elegante, confortável e adequada ao seu estilo e personalidade.

Uma boa dica é medir todos os espaços e colocar em um papel o que pretende colocar no seu cantinho para não ter nenhuma surpresa!

Use cores claras nas paredes

Ao garantir a harmonia entre os pisos e paredes, as pessoas têm a sensação de amplitude e continuidade nos cômodos. Desse modo, o espaço de um apartamento pequeno pode render mais.

Para isso, acredita-se que o uso do mesmo piso, em todo o imóvel, ajuda a causar esse efeito. Caso não seja possível, que tenham tons similares para não quebrar o padrão.

Quanto mais ficar com cores que não agridam seus olhos no dia a dia, melhor será a sensação agradável de morar em um lugar com a sua cara!

Espelhe os ambientes

Usados estrategicamente, são artifícios que valorizam os cômodos de diversas maneiras. Em toda a parede da sala, por exemplo, faz com que o ambiente pareça maior do que é.

O mesmo pode ser feito em outras áreas, como o quarto. Armários com portas espelhadas tornam o espaço mais versátil e, ainda, trazem mais elegância à composição.

Se preferir, os espelhos podem ser usados em toda a superfície ou apenas em detalhes. Algo que traz mais variedade às possibilidades decorativas.

Você verá que a sensação de amplitude te trará um conforto muito maior e os seus convidados também vão se sentir em um ambiente amplo!

Use as paredes

Para deixar a área livre para circulação, a decoração pode “subir pelas paredes do lar”. Quadros, pôsteres, fotografias e prateleiras são boas opções para isso e, para quem tem o hábito de fazer compras pela internet, podem surgir ótimas oportunidades de composição nesse sentido.

Pense em uma maneira de valorizar cada espaço, mas sem carregá-lo demais. Até por isso, a decoração deve ser igualmente funcional e cativante.

Se você for criativo, por que não produzir algumas peças feitas por você mesmo? Assim, o ambiente ainda vai ter algo que te traz orgulho de ter produzido! Desde uma peça decorativa até um móvel! Crie e você pode descobrir um hobby novo!

Deixe a luz entrar

Ambiente pequeno e pouca iluminação não combinam, portanto, invista em janelas e vidros para deixar o cômodo com maior claridade. Caso não seja possível colocar janelas e vidros para otimizar o tamanho do ambiente, invista em iluminação artificial.

Está provado que ambientes claros aumentam o prazer em curtir o seu lar e, mesmo que seja artificial, você vai querer ficar mais tempo em casa, com certeza!

Fonte: Porto Seguro Seguradora e intervenções de Mário Rubens (Mude Imobiliária).

Leave a Comment