Guia de Sobrevivência Mude, para quem mora sozinho!

Olá, Seja Bem-Vindo (a) a mais um artigo da Mude Imobiliária! Hoje preparamos a você que mora ou pretende morar sozinho, um Guia de “Sobrevivência”. E aí, está preparado(a) para morar sozinho? Então vamos lá!

Morar sozinho pode não ser uma tarefa tão fácil, falando financeiramente. Por isso, reunimos nesse artigo, dicas que vão auxiliar você a tirar de letra muitos desses deveres que a vida de independência exige. Pelo menos assim você pode guardar sua preocupação só para imaginar uma forma de manter as contas em dia. Que tal?

De início, vale lembrar que planejamento e organização são pontos fundamentais para cuidar de uma casa ou apartamento e que morar sozinho é algo que tem se tornado cada vez mais frequente em todo o mundo.

De acordo com o SIS (Síntese de Indicadores Sociais), realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que a tendência é mais comum entre pessoas com maior poder aquisitivo e que moram em centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Ter um apartamento ou uma casa de solteiro é sinônimo de liberdade total, você poderá fazer o que quiser e quando quiser. As regras da casa serão totalmente suas: você pode cantar, dançar andar sem roupa ou passar o dia inteiro no sofá – ninguém irá te perturbar. A televisão também será toda sua, e a decoração escolhida por você também.

Confira algumas dicas:

Cuidado com a sua alimentação: cuidar da alimentação quando você mora sozinho, exige muita disciplina, a variedade de deliciosos pratos nos fast food acaba nos atraindo e desregulando nossa alimentação. Comer bem no dia a dia e guardar os momentos de extravagância culinária para os fins de semana ou ocasiões festivas pode fazer toda a diferença para a sua saúde.

E cozinhar é mais fácil do que se parece, você não precisa ser um Erick Jacquim (Chefe de Cozinha) para fazer pratos deliciosos, hoje em dia existem várias plataformas que auxiliam de maneira fácil e prática deliciosos pratos para o seu dia a dia.

Saiba como organizar o seu espaço: sabemos que limpar a casa dá um desanimo, mas é algo muito necessário, coloque aquela música preferida no último (sem incomodar o vizinho, é claro!) e deixe ela te levar durante a limpeza da casa, não deixe a bagunça e a louças sujas se acumularem, organizar a casa é sinônimo de bem-estar e praticidade no dia a dia.

Guarde Dinheiro: deixar uma quantia significativa de reserva é muito importante, ainda mais nesse tempo de incertezas que vivemos. Mas lembre-se, esse dinheiro só pode ser resgatado quando realmente for necessário.

Cuide do Emocional: essa dica não poderia faltar em nosso guia, sem dúvidas morar sozinho não é nada fácil, essa é uma nova fase na sua vida, de descobertas e de crescimento pessoal também. Pode ser que no primeiro momento dê vontade de desistir e voltar para sua comodidade. Mas, lembre-se, toda mudança requer aprendizado de novos hábitos e persistência.

Muitas pessoas relatam que, só depois de algum tempo conseguiram superar a saudade e a própria ausência de conforto de onde moravam. Mas aí vai uma dica: não desanime, força, vai ser bom para você e o seu desenvolvimento! Tenha em mente que a experiência será essencial em sua vida e que muita coisa boa virá a somar, ainda mais para quem escolhe lugares que oferecem oportunidades.

Decore sua casa ou apartamento de acordo com os seus gostos: para quem é solteiro e vai decorar seu apartamento ou casa é o momento de colocar todos os seus gostos em prática, sem ter que se preocupar com a democracia de um imóvel dividido. Vale usar pôsteres das bandas preferidas, as cores ou neutralidade nos móveis para expor o gosto do morador e, se preferir, uma mesa de jogos em vez de uma mesa de jantar.

O que posso fazer quando me sentir sozinho?

Sem dúvidas, você irá se sentir sozinho. Mas não tenha medo de ficar apenas em sua própria companhia, esse pode ser um ótimo momento para se autoconhecer. Não veja o sentimento de solidão apenas como algo ruim, ele te permite saber quais pessoas são mais importantes na sua vida, pois é delas que você irá lembrar. Essa pode ser uma ótima oportunidade para ligar para essas pessoas e bater um bom papo.

Ficar sozinho de vez em quando é bom, mas não deixe que a solidão e o smartphone seja toda sua realidade. Eventualmente, chame amigos e familiares para um café ou convide-os para uma visita na sua casa.

Há uma série de outras atividades que também podem te fazer sentir menos sozinho: saia de casa para tomar um sol, caminhar e ver as pessoas nas ruas; escute uma música sem fones de ouvido; assista a um bom filme ou leia um bom livro, meditar e falar com Deus também é ótimo. Tempo livre pode ser uma boa opção para criar novos hobbies, como plantar uma horta em seu imóvel, tocar um instrumento ou aprender algo novo.

E aí, consegue sobreviver se morar sozinho agora? Se ainda não, não se assuste! Morar longe dos pais, seja para estudar ou por uma vida melhor, te ajuda a crescer. Tenha paciência, disciplina e o mais importante torne a experiência de morar sozinho algo enriquecedor.

Está esperando o que? Venha conferir nosso catálogo e fale com um de nossos corretores.

Você muda a gente te acompanha!

Até a próxima!

Leave a Comment